Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Ele me deixa confusa...

Conheci um homem maduro no final do ano passado. Ele paulistano, eu carioca. Até então a diferença de idade e distância eram besteira para mim. O tempo foi passando, ele não largava o computador quando estávamos juntos (eu sempre viajava ao menos de 15 em 15 dias) e ele vivia conversando com uma monte de gente, inclusive um monte de mulheres. Isso me deixava chateada, pois enfrentava horas de viagem e ele pouco me dava a atenção que eu merecia.

Até que um dia eu gritei, dei um basta para um monte de coisas que aconteciam... até que ele terminou e eu não aceitei o término. Hoje ele namora alguém que também está distante, mais distante que o RJ, mas ainda mantém contato comigo, por mais que eu relute e tente esquecer.

Sempre que estou quieta no meu canto, ele vem e me procura, o que me deixa confusa. Eu não sei mais o que fazer, já cometi loucuras demais por este amor perdido... O que eu faço?! Hoje mesmo estou em sua cidade, muito perto dele. Na madrugada passada ele me ligou, conversamos por um bom tempo por telefone até a hora que ele teve que sair dizendo que "voltava logo". Procurei ele hoje de manhã e o mesmo não me atendeu e eu sei que ele está com ela, o que me deixa louca!!! Não sei mais o que fazer, o que pensar... Ele está com ela e diz que me ama. Como fazer para esquecer? Isso tem volta? Estou muito triste com essa situação toda.

Resposta: Sim, ele diz que a ama mas talvez não esteja pronto para viver uma história de amor.  Homens maduros estão se despedindo da juventude e de uma vida sexual mais ativa.  Pelo menos a maioria deles sente dessa maneira.  Como um adolescente que vai a uma festa, chega atrasado e quer aproveitar ao máximo ficando até o final da festa.  Em geral, homens que viveram plenamente sua época de solteiros, que tiveram muitas e plenas experiências sexuais, que foram bem sucedidos profissionalmente sem dedicar tempo excessivo ao trabalho,  podem dispensar esse "canto do cisne".  Tratam de viver sua madureza com prazer e paz, sem necessitar correr atrás do tempo "perdido".

Esse homem por quem está enamorada parece querer liberdade, coisa que talvez não tenha se permitido durante sua vida.  Quer usufruir um pouco dos recursos atuais para se divertir como os jovens. Você, por sua vez, está vivendo situações de forte emoção, das quais talvez precisasse. 

Se quiser conquistá-lo tente não ser muito acessível, tipo atender-lhe o telefone de madrugada, por mais charmoso que isso possa lhe parecer.  Fuja do alcance dele.  Procure conhecer novas pessoas e mostre-se viva, tenha seus compromissos e, se tiver oportunidade faça com que ele perceba isso, embora demonstrando sutilmente que continua a considerar a companhia dele especial.  Não o procure como fez "hoje".  Se sente ciúmes, esconda isso dele. Isso dá prazer a ele mas a enfraquece perante ele. Será que ele é a pessoa certa para você?  Procure conhecer-se melhor para saber como agir nas questões amorosas e nas outras, que a vida está sempre apresentando.

Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.