Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Solteiro aos 40


Recentemente li uma materia no seu espaço,respondendo a uma associada. Surpreendeu-me levantar a questão que num possivel contato com essa pessoa, poderíamos questionar o motivo pela qual uma mulher aos 40 permanece solteira, dentre outros.

Sou solteiro, 40 anos, e pergunto: Até quando haverá pressões da sociedade para que casemos?Quem está certo? Penso as que casaram por interesse,conveniência,ou pressão da sociedade ou nós solteiros que soubemos lidar com tudo isso e mantivemos a lucidez em tomar ou não a decisão? Permaneço solteiro sim,mas cada um tem seu motivo,não é? Não significa,que nós tenhamos problemas de alguma especie,certo?

Apenas não encontramos alguém que realmente valesse a pena, e cada dia que passa,fica mais distante essa possibilidade, já que as pessoas hoje estão muito fechadas.

Resposta:
Olá!

O temor em relação a um homem que não se casou até os 40 anos gira em torno da existência de uma dependência à família: uma relutância em sair da casa dos pais ou da mãe. Veja como as coisas mudam se você disser que é solteiro mas mora sozinho desde os 30 anos. Surgem fantasias também a respeito da sexualidade desse homem. Ou ele é visto como um volúvel, que ninguém satisfaz, ou como um inadequado, alguém que não se sai bem do ponto de vista sexual. Quanto aos que se casaram cedo, movidos por pressões de qualquer espécie, são candidatos ao arrependimento, à separação ou à amargura de serem traídos. Não esquecer os que têm tendência a seguir regulamentos, tipo fazer serviço militar aos 18 anos, se formar aos 24 anos e se casarvantes dos 30. Estes não sabem o que desejam. Querem estar de acordo com o que a sociedade espera deles.

Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.