Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Por que os homens não são sinceros...

cara doutora,

houve uma senhorita que escreveu: "Estava tentando responder essa pergunta, mas não consigo fazê-lo sozinha. Não que eu seja uma dessas que "querem entender os homens a qualquer custo", mas gostaria de poder compreender uma coisa simples: por que não são sinceros?"

Eu tenho o meu paracer: PORQUE AS MULHERES SIMPLESMENTE CULTIVARAM ISSO, COM SEUS JOGUINHOS, COMPLICANDO HISTORIAS QUE PODERIAM TER DADO CERTO Amar é tão simples...as mulheres é que complicam,pois NÃO SABEM DISCERNIR ENTRE o HOMEM e o menino.Julgam todos iguais, e os que não o são, para tal o modificam.

ainda continuo procurando a minha....

Resposta: Olá!

O que me parece é que ambos, homens e mulheres, fazem uma generalização quando dizem que o outro gênero não é sincero. Quando duas pessoas conversam, as palavras de uma irão interferir na conduta e nas palavras da outra, e vice-versa; e isso se repete até o momento em que uma delas consegue se distanciar e sair da posição em que se deixou colocar pelo outro. Exemplo: "Vocês, homens, não são sinceros!". Esta frase, formulada dessa maneira, irá funcionar como uma programação para que o homem a quem se dirige não seja sincero com você. Exemplo: Se você disser a uma namorada que não dá sorte no amor, ela irá se programar para que a relação de vocês não dê certo, já que nunca antes aconteceu de uma relação de amor dar certo com você. Outro exemplo: Se você vai fazer um convite e usa a palavra "não", está interferindo negativamente na decisão do outro, que, comumente, rejeita o convite. Exemplo: "Você não gostaria de sair comigo hoje?". Essas formulações predispõem a uma resposta negativa. A forma mais eficaz seria: "Que tal irmos a algum lugar hoje?" ou: "Está passando o filme X que eu gostaria muito de ver com você." (Isso no caso de os dois gostarem de cinema).

Enfim, as pessoas são sinceras no momento certo. Não podemos dizer que todas as pessoas não são sinceras! Talvez você esteja sendo um pouco precipitada, exigindo do outro uma intimidade incompatível com o pouco tempo de conhecimento e convivência.

Abraços,

Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.