Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Demonstrar sentimentos

Olá doutora Thaís.
Antes de tudo desejo á senhora e a toda a equipe do par perfeito um maravilhoso ano novo.

Então dra. conheci um homem através do par perfeito, desde setembro nós conversamos.

Trocamos muitas fotos e nos falamos ao telefone.Ele é de outro país, eu sou separada e tenho filhos.O meu problema é que demonstro demais os meus sentimentos, sou muito atenciosa quando gosto de alguém, ele é muito amável comigo, e diz que tem o mesmo sentimento que eu tenho por ele.

Só que eu não sei se é certo demonstrar tanto o que sinto por ele, as vezes acho que estou sendo muito chata, percebi que ele se afastou um pouco, mas continua me mandando e mails, e conversando comigo. Gostaria de saber se tem a dose certa para demonstrar sentimentos? Se isto afasta as pessoas? Ou se eu devo me controlar mais ou ser como realmente sou.Eu fui casada e acontecia o mesmo com o meu ex, mas a separação não foi por isso.Gostaria muito que a senhora respondesse esta questão. Pois desde a minha adolescência eu não consigo uma resposta.Um grande abraço a todos.

Resposta: Pelo que diz, você está percebendo que está se excedendo em demonstrações de amor (?). Lembro de um amigo que dizia: " Não me incomoda que uma mulher esteja apaixonada por mim, contanto que ela não me envie aqueles poemas de péssima qualidade literária." Convencido, não? Mas também um homem de ótimo nível cultural, e várias outras qualidades, quase todas raras.

Quero dizer que se quer um homem de qualidade, que não seja um homem piegas e infantilizado, é melhor não despejar em cima dele todo aquele afeto que estava guardado dentro de você e que, aqui entre nós, você iria botar para fora, em cima do primeiro que demonstrasse um apreço especial por você. Controle-se! Diz-se que o amor morre mais de indigestão do que de fome. Se concordar... Escreva cartas e guarde com você. Algumas você vai querer rasgar, depois de algum tempo. Mas serve para aliviar o desejo de falar demais.

Pense que é importante mudar, mudar sempre e para melhor. Você não "é", digamos, você "está" em determinada etapa de seu desenvolvimento. Procure sintonizar com a pessoa de quem supostamente gosta para agir com ela da forma que a tornará (falo de você) sempre mais querida e desejada. Não há uma resposta para sua pergunta. As perguntas mudam, as pessoas são diferentes e mudam. Talvez a grande pergunta que possa fazer seja: Quem sou eu, afinal? O que desejo? O que tenho aprendido com a vida, com as experiências que tenho vivido?

Um grande abraço,

Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.