Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Sinto falta do meu ex-namorado

Terminei um relacionamento há 7 meses e namorei 2 anos. Não consigo começar um novo namoro e meu ex namorado já está namorando outra pessoa, há 5 meses. Para mim, ele foi uma pessoa super importante, era muito carinhoso, e gostava de mim como eu era:com todos os meus defeitos e qualidades.Ele tem 26 anos e depende economicamente da família dele. Todos viam no olhar dele que ele me amava de verdade. Só que a família dele passou dificuldades grandes de dinheiro e ele ficou meio perturbado com isso, aí começamos a nos desentender e brigar. Eu achava que eu não iria ter futuro com ele tão cedo.Aí eu pedi um tempo, ele ficou mal, chorou e eu desisti, pois gostava muito dele. Dois meses depois ele mesmo terminou dizendo que não dava mais. Eu fiquei bem mal e chorei bastante, pois apesar dos pesares eu gostava muito dele. Durante o namoro , eu sempre ajudei ele com grana, qdo possível .Pois eu estava em melhor condição financeira. Ele parece estar com uma outra pessoa hoje, mas não sei se está bem ou não.Essa moça que ele está hoje, é bem simples, de família mais simples que a minha. O meu amor seria capaz de passar por cima da barreira de dinheiro e posição social. E ele sabe que eu sou desprendida, eu disse à ele isso.Eu fui procurá-lo quando a gente terminou E me disseram que ele sofreu muito de me largar , mas é teimoso e não quis voltar qdo eu pedi para voltar.Disse que não era por mal. Minhas perguntas são:-para quem me amou tanto, não é muito rápido para se envolver de novo e já estar namorando outra? Será que a família pressionou ele para terminar?

Resposta: "(...) Eu achava que eu não iria ter futuro com ele tão cedo. Aí eu pedi um tempo, ele ficou mal , chorou e eu desisti, pois gostava muito dele. Dois meses depois ele mesmo terminou dizendo que não dava mais. (...)" Olá! A frase acima diz tudo. Ele percebeu que não podia contar com você num momento difícil e que, mesmo ele estando fragilizado, você resolveu pedir um tempo. Se estivesse casada, também iria pedir um tempo quando surgissem os problemas? Quem pede tempo deve ser dispensado, no meu entender, definitivamente, sobretudo nas circunstâncias mencionadas. Ter um futuro garantido, todos desejam, embora esse seja um desejo impossível. Quanto ao fato de ele ainda amar você, é bem possível. Mas ele perdeu a confiança em você, tudo indica. Os homens, principalmente, não toleram ficar "por baixo". Ele aceitou continuar mas talvez para ser ele aquele que termina. Há que se considerar os seres humanos com todas as suas paixões: boas e más. Todos têm dentro de si um anjo e um demônio. Cabe a cada um decidir com qual dos dois vai mexer. Não é porque se ama que se fica fraco e indiscriminado. Isso costuma ocorrer, durante um tempo limitado, quando se está apaixonado. Não era o caso dele: ele ama ou amava você. Uma coisa importante: não se deve confundir "bom-senso" ou "medo" com "teimosia". Preste atenção em suas contradições: de um lado, diz que pensou logo no seu futuro e, por outro, se diz abnegada. Reflita sobre essa experiência, excelente oportunidade de se conhecer um pouco mais; de saber, de fato, o quê deseja e quem é. Abraços e felicidades, Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.