Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Orgasmo e masturbação

Olá Dra.Thais,decidi escrever pois tenho 26 anos e não consigo me masturbar e nem ter orgasmo.
Quando tinha meus 4 ou 5 anos,lembro-me que um vizinho(velho)de casa,me levava a sua casa e me pedia para abaixar a calcinha que me ia mostrar algo.Me deitava e me alisava o meu órgão com seu membro e dizia para não contar a ninguém.Na época,não tinha idéia do que ele me fazia.Hoje sei o que era.
Aos 9 anos,encontrei um gibi erótico de meu irmão e comecei a ler.Achei interessante e segui.Conforme lia,comecei a sentir algo como excitação.E desde então,comecei a ter sonhos eróticos, os quais me excitavam muito.
Meus pais se separaram e fui morar com minha mãe em outra cidade.Aos 13 anos,minha irmã mais velha me levou para morar com ela e seu marido. Ele porém,começou a se insinuar e eu,na época,já não era tão boba (já havia namorado e apesar de ser virgem,permitia que ele me acariciasse). E percebi o que o meu cunhado queria.
Escrevi para minha mãe contando tudo. Mas eu tinha um costume de fazer rascunho da carta...E minha irmã encontrou em meus livros. Ela contou para seu marido que me expulsou de sua casa. Fui morar com meu outro irmão até terminar o ano e poder voltar pra minha casa.
Ele,por sua vez, mentia à minha irmã,dizendo que eu matava aula para sair com os homens pela cidade.E ela contava pra minha mãe.Fiquei tão desorientada com minha irmã, pois ela era tudo pra mim.O meu ídolo.
Aos 14 anos me entreguei para o primeiro que surgiu em minha vida depois do episódio. Foi horrível! E daí, não tenho orgasmo e nem consigo me masturbar,que acaba o prazer.
Terá algo a ver com o que passei? Help me!

Resposta: Olá!
Pela que conta, é plenamente possível que suas dificuldades atuais tenham a ver com as experiências traumáticas que viveu. Talvez mais importante do que o que aconteceu aos 4/5 anos seja a decepção que teve com sua irmã. Quem sabe acreditava que ela era a única pessoa que a amava verdadeiramente.
Abalada essa certeza, parece que você passou a se amar menos ou a não se amar. Só as pessoas que se amam sentem vontade de ter prazer. O orgasmo produz um grande prazer e a masturbação gira em torno da busca do prazer.
A masturbação é percebida em crianças pequenas e pelos que ignoram o significado desse comportamento, é muito mal vista. Na verdade, representa a descoberta da criança de que pode, por si, se dar prazer, o que indica um início de independência dos prazeres proporcionados pela mãe, quando a alimenta, quando lhe dá banho etc. Quando é compulsiva, em crianças maiores, pode indicar ansiedade por solidão, excesso de frustrações etc.
É possível também que você carregue uma culpa inconsciente, fantasiando que foi a responsável por tudo o que aconteceu e que esteja se punindo ao se privar desse tipo de prazer. Percebi, em seu perfil que não preencheu a parte em que se fala do próprio corpo, e que está acima do peso.
Procure amar seu corpo e trate de pensar que está agora em suas mãos o que irá acontecer com você. Procure perdoar sua irmã que deve ter ficado muito ameaçada de perder o marido que ela amava e que precisou colocar a culpa em você, em todas as situações, para ficar em paz com a consciência dela por ter agido com você do modo como agiu.
Se for possível, procure uma terapia.
Um forte abraço,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.