Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Ficar ou namorar

Conheci um rapaz de 19 anos na net.Estamos juntos aproximadamente cinco semanas. Andamos de maos dadas, se encontarmos na casa dele, fazemos amor.
Mas tenho dúvidas sobre a nossa relaçao. Um dia perguntei a ele o que eu significo na vida dele e ele me respondeu que sou uma pessoa que ele gosta muito, alguem especial.
Mas gostaria de saber se estamos ficando ou namorando. Gostaria muito de saber qual a diferença entre o ficar e o namorar com uma pessoa.
E quais os sinais de quando um homem esta apaixonado por voce sem que ele fale.

Resposta: A coisa mais gostosa que existe quando se encontra alguém que agrade é exatamente ter encontrado esse alguém. Mas aí começa a tortura: Estou "ficando" ou namorando? O que significo para ele? Será que ele está apaixonado por mim?
Bem, pense que só estão juntos há 5 semanas, o que é muito pouco para exigir muito. Aproveite essa relação sem ansiedades, angústias, expectativas de segurança, medo de um rompimento inesperado. Apenas, procure ser feliz enquanto não tem motivos para ser infeliz.
Ficar, até onde sei, é ter uma relação amorosa ou de atração sexual ou de carinho com outra pessoa, sem que haja um compromisso de exclusividade nem de permanência...As pessoas "ficam" enquanto não se apaixonam uma pela outra, ou, pelo menos, enquanto não se apaixonam por uma outra pessoa. Quando não dá certo, deixa-se de ficar.
Já o namoro explicita uma relação mais constante, em que os dois se acham no direito de exigir absoluta fidelidade e exclusividade. A duração de uma relação, em que os dois saem juntos, andam de mãos dadas, se beijam no cinema e transam ou fazem amor, como preferir, e ainda por cima não trocam de parceiro indica que esteja havendo um namoro.
O que importa é ir vivendo cada fase com alegria e romantismo. Se tiver que dar certo, dará, quer você esteja ficando, quer esteja namorando.
Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.