Pergunta: DECEPÇÃO
SEMPRE FUI UMA PESSOA QUE ENTREI DE CABEÇA EM TODOS OS RELACIONAMENTOS, E SEMPRE ME DEI MAL, PORQUE EU DAVA MUITO DE MIM ATE ESQUECENDO DE FAZER AS MINHAS COISAS PRA VIVER A VIDA DO OUTRO.RESOLVI DAR UM TEMPO DE TUDO E IR PRO EXTERIRO MORAR COM MINHA IRMA 7 MESES, LARGUEI TUDO AQUI SO NAO LARGUEI O CORAÇÃO, ANTES DE VIAJAR ME ENVOLVI COM UM HOMEM QUE ERA SEPARADO JUDICIALMENTE MAS VIVIA INDO E VOLTANDO PRA CASA DELE POR CAUSA DOS FILHOS, TEM TRES FILHOS O MAIS NOVO TEM 11 ANOS, E ELE SEMPRE ME PAQUEROU E EU SEMPRE FUGI PQ NUNCA QUIS SER AMANTE, MAS ANTES DE VIAJAR, RESOLVI DAR UMA CHANCE, TALVEZ ATE ACHANDO QUE NAO FOSSE DAR EM NADA.
E O PERIODO QUE FIQUEI FORA NóS NOS FALAMOS TODOS OS DIAS AO TELEFONE E ELE SEMPRE MUITO APAIXONADO, ME PEDINDO PRA VOLTAR E DOIS MESES ANTES DE EU RESOLVER VOLTAR ELE SEPAROU DA MULHER E NAO VOLTOU E ME PEDIU PRA VOLTAR CHEIO DE PLANOS PELO TELEFONE FALANDO ATE COM MINHA IRMA QUE ESTAVA ARRUMANDO A CASA PRA ME RECEBER E EU ACREDITEI,
QUEM NAO ACREDITA EM UM HOMEM QUE FALA QUE TE AMA E QUE VC E A MULHER DA VIDA DELE. E COMO EU NAO ESTAVA ME ADAPTANDO AO PAIS, EU RESOLVI VOLTAR .
QUANDO EU CHEGUEI FOI AQUELA EMOÇÃO E JA DE CARA ME APRESENTOU COMO ESPOSA, EU FIQUEI MEIO ASSUSTADA, MAS ACHEI QUE ELE REALMENTE ESTAVA FORTE PRA ENFRENTAR OS FILHOS, , FOI NA MINHA CASA FALAR COM MINHA MAE, ATE EM FILHOS ELE FALOU EM TER COMIGO.
PASSOU VINTE DIAS E ELE SIMPLESMENTE PIROU, DISSE QUE PRECISAVA DE UM TEMPO QUE A PALAVRA CASADO ESTAVA PESANDO MUITO, ISSO DEPOIS DE TER ME APRESENTADO PROS FILHOS E LÓGICO ELES NAO ACEITARAM BEM.A PRINCIPIO ME PROPOS PRA GENTE SO NAMORAR E DEPOIS TERMINOU DEFINITIVO, DIZENDO QUE ANTES DEU CHEGAR ELE FAZIA UM MONTE DE COISAS COM OS FILHOS QUE AGORA ELE NAO PODE FAZER MAIS, E AS MINHAS COISAS QUE ESTAVAM NA CASA DELE ELE SIMPLESMENTE DEVOLVEU. ME SENTI USADA E JOGADA FORA. ELE FALA QUE ME AMA, QUE NAO DESISTIU DE MIM MAS QUE OS FILHOS PRECISAM DELE AGORA E AZAR O DELE SE ELE ME PERDER.
ESTOU SEM ENTENDER O QUE ACONTECEU.
Resposta:
Olá!
O que vou lhe dizer não é o que observo só em seu e-mail. Refiro-me a um comportamento muito usual por parte de certas mulheres: uma postura de passividade, de anulação do próprio espírito crítico e de aceitação de que o homem decida a vida delas.
O que eles dizem tem um valor imediato de verdade, de responsabilidade, como se todos fossem pessoas maduras, de palavra, que soubessem o que querem da vida. A confiança por parte dessas mulheres é imediata e absoluta.
Ora, há um indício sempre bastante significativo: é a pressa. Decisões súbitas, pedidos de casamento imediatos, mudanças inesperadas de comportamento. Sim, porque essa conduta pressupõe uma via de mão dupla. Comportamento adequado: precaução, PRUDÊNCIA. Você foi mais uma que delegou à outra pessoa o rumo que deveria dar a sua vida e ingenuamente não percebeu que se tratava de um homem inseguro, indeciso e desequilibrado (pelo menos no momento). Envolver-se com homens recém-separados é sempre perigoso, já disse
aqui e repito. A não ser que o conheça de longa data e saiba que sua decisão foi amadurecida e que será irreversível.
Abraços e felicidades,
Thaïs