Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Homem recém-separado

Conheci através do site um homem que me interessou muito. Começamos a namorar no primeiro dia em que nos encontramos pessoalmente.
Havia entre nós uma afinidade quase "mágica" - tínhamos muitas coisas em comum, inclusive o fato de termos nascido na mesma cidade, embora hoje estejamos morando no Rio.
Ele havia terminado um casamento seis meses antes, e permancia ainda ligado à ex - segundo ele, em razão da necessidade de manter contato com o filhinho de 1 ano por quem é apaixonado.
Entre nós estabeleceu-se uma atração física recíproca e imediata. Eu me descobri muito feliz nos momentos em que estava ao seu lado, leve, alegre, e depois de tanto tempo (terminei um namoro pacífico na mesma época em que ele se separou), pela primeira vez me vi novamente fazendo planos para a minha vida.
Ele, contudo, sempre fazia questão de afirmar que eu não devia gostar muito dele, porque ele era uma pessoa muito volúvel, e podia a qualquer momento mudar de idéia com relação ao nosso namoro.
Isso sempre me deixava muito insegura, acrescido ao fato de que quase sempre era eu que tomava a iniciativa de me aproximar. Sou do tipo que se entrega quando está envolvida - envio cartões, presentinhos bobos e adoro fazer surpresinhas...
Depois de 2 meses, numa conversa comum, pelo telefone, ele terminou comigo, dizendo estar se sentindo sufocado, e que ainda estava muito confuso. Pediu-me que eu me afastasse por um tempo.
Fiquei muito mal, porque estava gostando muito dele, e me senti culpada - como se eu tivesse precipitado a situação que nos levou a terminar.
Depois disso, ainda nos falamos por telefone algumas vezes, e nos vimos uma vez (sempre por iniciativa minha). Eu propus que continuássemos a nos encontrar sem compromisso, mas ele não aceitou.
Sei que está saindo com outras mulheres, mas comigo ele disse que só ficaria se fosse para namorar de verdade. De lá para cá, tenho tentado esquecê-lo, mas não estou conseguindo.
Me ajude, Dra. Thais: o que faço?
Obrigada.

Resposta: Olá!
Em geral, quando se separam, as pessoas sentem necessidade de "respirar". Querem refletir, divertir-se etc. (Cada um sai de um jeito do casamento) e isso não é possível com um compromisso sério se iniciando.
Não é sábio "cercar" um homem recém-separado. Veja que ele logo percebeu que o deseja para namorar de verdade, sem considerar que ele ainda está absorvendo o que se passou, talvez nem sequer seguro da decisão que tomou nem do rumo que dará à sua vida.
Você me pareceu muito apressada: precisa reconhecer que não teve muito tato para lidar com essa situação, para que evite repeti-la no futuro. Afinal, esse homem tem um passado recente provavelmente ainda dolorido; sem dúvida, precisa ter tempo para respirar e sentir-se livre.
Muitos casamentos são sufocantes e precisam ser reavaliados a distância. Por mais que se queira negar, é sempre um momento muito delicado.
Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.