Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Será que me precipitei?

Prezada Dra. Thaís
Neste fim de semana, saí com uma mulher que eu conheci pela Internet, embora não pelo Par Perfeito. Era a primeira vez que nos encontrávamos ao vivo e a cores.
Fomos jantar e nosso papo estava tão bom que nem dava vontade de terminar, papo super cabeça. Senti um clima rolando aos poucos no decorrer da conversa.
Quando a gente estava indo embora, perguntei-lhe se ela estava a fim de namorar sério, e ela respondeu que ainda era cedo, o que me fez sentir que eu me precipitei...
Pedi tanta desculpa, e ela aceitou... e disse que sairíamos de novo. Entretanto, liguei para ela segunda feira (dois dias depois de sairmos) e ela disse que teria um compromisso no próximo fim de semana, o que me impediria de encontra-la na ocasião.... mas eu fiquei com a ligeira impressão de que ela estava sendo fria...
será que ainda há uma chance de ela aceitar sair comigo de novo? afinal, se o clima estava rolando, seria uma boa chance pra mim... o que vc acha disso?

Resposta: Olá!
Você se precipitou. Foi com muita sede ao pote.
Na verdade, demonstrar interesse por uma pessoa, por incrível que pareça, não é muito bem visto em nossa cultura. É mais bem aceito o descaso, a não resposta a e-mails, a recusa a um bate-papo, logo de saída.
Muitas pessoas não podem ser alvo de consideração porque passam a desconsiderar o sujeito dessa consideração. Você deve ter sido sentido como uma pessoa fácil, carente, necessitada de uma namorada.
Teria que ter se despedido tranqüilamente e, distraidamente, assim como quem não quer nada, pedir o telefone dela, se é que já não o tinha. Aí, depois de uns dias você ligaria, convidando-a, meio de última hora, para sair. Aí sim, ela provavelmente iria valorizá-lo. Sem esquecer de fazer-se de difícil para marcar o próximo programa.
Em nosso país, só pessoas com muita auto-estima podem ser tratadas com consideração. A maioria prefere inventar dúvidas, sentir-se menos importantes e para você ser importante para esse grupo de pessoas tem que fingir que não está disponível.
Mas não culpe as garotas por serem assim pois esse comportamento denota insegurança, falta de auto-estima, tipo aquela frase do Woody Allen: Se um clube me aceita como sócio é porque não deve ser muito bom...
Pelo seu perfil vê-se que você é uma pessoa bem intencionada mas não sei até que ponto sabe separar o joio do trigo. Recomendo-lhe uma análise para se equipar e não se machucar muito nesse mundo meio embaralhado em que estamos vivendo.
Um grande abraço e felicidades.
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.