Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Mentir a idade

Olá Thaís
Eu sou uma pessoa que já passei dos cincoenta (51), mas aparento menos de 40.Isto é unanimidade...não estou delirando...até já me deram 30, 35.Não tenho cara de menininha também.É só jovialidade mesmo.Por isto fico muito insegura em colocar 51 e os pretendentes desanimarem imaginando uma velha.
Como não gosto de mentir e nunca imaginei que chegaria a ter problemas com a idade, estou num impasse.Sei que passei a agir assim porque percebi o preconceito em relação às cinquentonas neste mundo virtual.Nem tive retorno colocando a minha idade real.Fisicamente, pelo contrário, não decepciono.Até melhorou minha auto-estima os poucos encontros que tive.O problema é ético.Como procuro alguem íntegro e sincero, gostaria de agir à altura, mas está sendo impossível.Estou apenas compartilhando este problema porque gostaria de aprofundar a reflexão.
E aí vai mais um aspecto complicador:Não sou do tipo que se sente atraída por garotões.Gostaria de encontrar alguém da minha idade, de preferência,jovial apesar de maduro.O que encontro nos cinquentões são pessoas que querem negar a própria idade se relacionando com mulheres jovens.
No meu caso, estou quase trocando a faixa etária da minha procura por causa da cabeça mais arejada dos mais jovens.O aspecto físico nunca foi o que mais chamou a minha atenção e também não me sinto muito confortável com garotões.Mas eles tem ainda abertura para o crescimento.Os cinquentões, vindos de casamentos desfeitos, têm dificuldade de abrir mão do único lado que aprenderam a desenvolver:provedores materiais.e ficaram com a personalidade bastante empobrecida.
Aguardando...grata,

Resposta: Olá!
Há faltas éticas que são graves, outras são simples artifícios sem maiores consequências que nem chegariam a ser consideradas, de fato, uma falta de ética. Sua integridade não ficará abalada se colocar 45 ou 48 anos em vez de 51. Nada de grave ocorrerá a partir desse artifício. Sua verdadeira idade só irá interessar mesmo à pessoa com quem vier a se envolver amorosamente, se é que ela irá se interessar tanto assim por sua idade.
Não diria a você que devesse colocar 40 anos, por exemplo, pois você estaria criando um problema maior e atrairia pessoas mais jovens e já disse não ser essa sua preferência. Aconselho-a a ser seletiva e não aceitar um homem que esteja desejoso de ter filhos, por exemplo, ou de querer realmente uma mulher de 40 anos.
Existem pessoas complicadas/limitadas que ficam profundamente ofendidas se se sentirem alvo de um engodo.
Há homens que quando sabem que uma mulher traiu o marido, por exemplo, ou um namorado chegam a rejeitá-las por acharem que vão fazer o mesmo com eles. Nem todas as pessoas têm a mente aberta e acreditam que cada relação é uma relação e se fixam no tema "traição" ou "mentira" sem procurarem saber as razões que levaram a mulher a ser infiel ou a omitir a verdade. Na verdade, a experiência vem demonstrando que homens com menos de 40 (não generalizar) são menos sensíveis à idade das mulheres do que os que entram nos "enta". Muitos entram em crise e querem distância de mulheres mais velhas como se fossem ser contaminados pelo "envelhecimento" delas que, na realidade, se encontra na cabeça e nas idéias deles.
Abraços e boa sorte,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.