Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Imediatismo

Boa noite Dra.

Leio sempre os e-mails e as respostas de vocês. Eu mesma já fui atendida várias vezes, sempre com ótimas dicas.

Observei o seguinte nesses três anos que estou no site: Uma grande maioria de homens, estão barrigudos, escrevem mal, no perfil está que têm curso superior, estão cheios de problemas ou com a ex, filhos ou com a vida profissional. No perfil deles, lê-se o seguinte: desejo uma mulher em forma, inteligente, sem neuras e com o passado resolvido, independente financeiramente e etc. Outra coisa que observei: No primeiro encontro eles (homens) querem, que de imediato, se dê a tal química (muito falada e comentada), não havendo dispensam sumariamente a mulher.

Então eu pergunto: essa corrida louca, desenfreada, esse imediatismo de nossa era, parece que se reflete nos relacionamentos... pois muitas vezes não nos mostramos num primeiro encontro que vem carregado de uma certa dose de insegurança, e às vezes de ansiedade e o sujeito baseado numa primeira impressão ou num ato falho qualquer, nos deleta sem ao menos nos dar uma segunda chance e creio eu, perdem a oportunidade de conhecer alguém especial. Parece-me que eles, nesse imediatismo, não querem perder tempo descobrindo o outro, seus encantos, suas particularidades e singularidades.

Tristes tempos esses...

Ariana

Resposta: Que bom que conseguimos ajudá-la com algumas dicas e sugestões. Vamos aos comentários. Sobre seu primeiro ponto relativo à constatação de um grande abismo entre o que as próprias pessoas têm a oferecer e o que buscam para si e se realmente assim acontece é algo bastante curioso. De fato para exigirmos o que acreditamos ser importante para nós, no mínimo temos que ter condições em oferecer o mesmo de volta. Talvez falte bom senso e um pouco de percepção sobre si mesma nas pessoas que agem dessa forma desencontrada. Sua observação pode valer como uma dica para todos!

Sobre seu segundo ponto, percebemos sim, no geral e cada vez mais, uma busca imediata e instantânea da felicidade. Têm se dedicado pouco tempo e pouco espaço dentro de uma relação para a descoberta do outro. Podemos dizer que há cada vez mais uma incapacidade em se lidar com frustração, com algo diferente e por isso mais trabalhoso, com o inesperado. Todos dizem o quanto desejam ser surpreendidos, mas na realidade temos visto uma imensa dificuldade em se deixar surpreender, em conviver com o novo.

Sim, a velocidade do nosso tempo contribui para essa atitude, pois estar com alguém, realmente "ir de encontro" a alguém leva tempo, tempo de construção. Obrigada por também contribuir com a nossa coluna!

Um abraço,
Juliana

Respondido por

Dra. Juliana Amaral Psicóloga

Psicóloga Clínica, Psicanalista, formada pela PUC.RJ. Atendimento clínico em consultório particular ha 10 anos. Atendimento de crianças, adultos e família.