Pergunta: Meu namorado não consegue se desligar da ex, o que fazer?
Comecei um namoro delicioso há 6 meses, com um homem divorciado há 6 anos. Vivemos intensamente os primeiros 3 meses de relacionamento, porém, depois de uma viagem com os filhos (adultos), ele voltou dizendo que estes haviam expressado seu desejo de que voltasse com a mãe deles. A partir disso, ele disse que precisava de um tempo para decidir o que fazer. Eu sofri muito com essa notícia.
Todavia, continuamos nos relacionando como antes, ele diz que se sente muito bem na minha companhia, e eu, por gostar muito dele, não fiz cobranças e assim continuamos. Porém, o tenho sentido mais distante ultimamente e isso está me maltratando muito, ao ponto de me questionar se vale à pena insistir nesse relacionamento. É importante relatar que percebi desde o início muita proximidade dele com sua ex, e o agravante é que ela e os filhos não sabem da minha existência, ele parece querer poupá-los de saberem que está com outra mulher, e isso tudo tem me angustiado muito.
Pergunto: devo continuar sendo compreensiva e esperar que ele tome a tal decisão de contar para os filhos e ex e assumir finalmente nosso namoro? Ou devo juntar minhas forças e acabar com esse relacionamento? Tendo em vista que se ele não conseguiu se afastar nesses 6 anos... Será que ainda conseguirá?
Resposta:
Na situação que você descreveu, é preciso fazer uma distinção entre as atitudes dele e as suas. Em relação às dele, parece haver ainda uma dificuldade relativa à separação, à ex-mulher e aos filhos. Ele parece ambivalente ao não contar a eles sobre o relacionamento de vocês e pareceu ficar mobilizado após a viagem com os filhos. Talvez ele consiga elaborar a separação, mesmo aparentemente não tendo conseguido fazer isso ainda em 6 anos. Mas esse é o lado dele. E o seu?
Independentemente da capacidade dele de assumi-la frente à família ou de elaborar a separação, você tem todo o direito de tolerar ou não a maneira como ele vem agindo. Não há certos ou errados, há – isso sim – que se respeitar a sua tolerância. O importante é você ter a capacidade de perceber até onde tolera a dificuldade dele. É preciso que avalie até onde acha que o relacionamento vale à pena a ponto de esperar uma decisão por parte dele. Todos temos limites, e é preciso que você conheça os seus.
Talvez seja importante haver uma conversa franca e sincera sobre o relacionamento de vocês. Talvez seja necessário você falar sobre o seu incômodo e sobre seus limites. Talvez seja necessário ouvi-lo, para saber o que ele pensa, suas intenções etc. Pense nisso!
Abraços,
Mariana