Seja +

Perguntas e respostas de amor

Pergunta: Filha mimada

Estou tendo um relacionamento com um pessoa que tem uma filha de 10 anos, ela deixa a menina fazer todo tipo de má-criação pra ela e isso acaba deixando todos mal-humorados. Às vezes a menina me testa nessa mesma situação, eu procuro não permitir e sempre coloco que esse problema é dela com a mãe, mas a coisa esta ficando difícil, e é difícil porque eu gosto dessa pessoa. Pergunto o que fazer.

Resposta: O que entendi é que a relação entre mãe e filha interfere em sua relação com essa pessoa de quem gosta.  Você acha que sua namorada muda de humor por causa da filha, ou é você que não se sente bem quando a vê mimando a menina?  Acha que ela dá mais atenção à filha do que a você?  Claro que o aconselhável é que os educadores sejam capazes de dizer "não" no momento certo e necessário.  Há pessoas que só conseguem ouvir SIM e, por isso, não conseguem dizer NÃO.  Talvez deva conversar sobre isso com sua namorada, se ela não foi acostumada a ouvir um "não" dos pais dela e está repetindo o erro deles com sua filha.  Alerte-a de que está criando mal a futura cidadã.  Muitas vezes, são os pais que não ensinam os filhos a respeitarem os limites, e se a coisa for adiante formam-se pessoas que facilmente ignoram a lei, pois o que conta para elas é não serem tolhidas ou contrariadas.

Estou certa de que, se gosta mesmo dessa mulher, e se ela for razoavelmente equilibrada, saberá aceitar o fato de que na verdade você a está ajudando na educação da filha.  E quando perceber que suas intenções são boas irá mudar a conduta dela com essa menina de dez anos, que em breve será uma adolescente e precisa ser bem orientada.  Desejo-lhe boa sorte em sua interferência nesse relacionamento complicado como costumam ser as relações mãe/filha.

Abraços,
Thaïs

Respondido por

Dra. Thais Oliveira Psicanalista

36 anos de prática psicanalítica e 8 anos com grupos terapêuticos mistos em consultório particular; 6 anos de experiência com grupos de discussão; Formação em psicologia na PUC-Rio; Especialização em Psicologia Clínica, Formação psicanalítica e em Grupoterapia na Soc. de Psicanálise Iracy Doyle, Rio.