Pergunta: Relacionamento com um homem cheio de problemas
Conheci um homem no site, nos encontramos e acabamos namorando. Ele está com a mãe muito doente e faz tudo para vê-la com saúde. Além disso, ficou sem emprego há alguns dias, o que tem nos impedido de nos encontrarmos. Ele fala que quer continuar me vendo, e eu também quero muito que dê certo. Tenho ligado para ele para saber como estão as coisas, sempre procurando dar uma força e entender a situação. Ele é de capricórnio, tem 41 anos de experiência com outras mulheres, já foi noivo e não casou, e eu sou de touro, com 35 anos, também fui noiva e só tive, de compromisso sério, esse homem na vida. Isso tem atrapalhado um pouco os relacionamentos anteriores, e neste resolvi me entregar por inteiro, até para superar meus medos e buscar a felicidade, que não sei se virá. O que me diz? Devo continuar e esperar passar a nuvem negra? Obrigada!
Resposta:
Não sei se ele é cheio de problemas. Entretanto, parece ter um problema que merece atenção, que seria a dificuldade de assumir um compromisso sério, apesar de ter tido tantas namoradas. Veja: baseio-me no que você diz. Se já teve, assim, tantas mulheres, por que será que ele não se casou com nenhuma? Pode ser que existam razões mais do que aceitáveis para ele responder a essa pergunta. Em seu e-mail, fala de algo que todos diriam, certamente, ser absolutamente normal: um filho que tudo faz para ver a mãe com a saúde melhor. Todavia, esse detalhe, a partir do momento em que o menciona aqui, adquire uma importância particular. Será que esse homem tem como prioridade na vida cuidar da mãe, considerando tudo o mais secundário?
De sua parte, diz que tenta superar antigos temores e encontrar a felicidade se entregando por inteiro a esse homem. Como se ele fosse um daqueles obstáculos de competições de salto que, uma vez transposto, pudesse garantir a resolução de todos os problemas. Não é bem assim que as coisas se passam. Os obstáculos, provavelmente, estão dentro de você, e é dentro de você que eles devem ser compreendidos, digeridos, vencidos. O resultado desse processo, quando bem sucedido, revela bem-estar, posturas novas, escolhas acertadas, autoestima alta, mais confiança em si mesma e na vida, e a possibilidade de viver um verdadeiro encontro, de amar corajosamente e de se permitir ser amada. Como deixei claro, a nuvem negra não está estacionada apenas sobre seu namorado. Você tem a sua, e precisa desfazer-se dela: quem sabe até chorando, deixando chover no seu jardim?
Quando nos conscientizamos de que é preciso mudar, podemos até aceitar com naturalidade a sugestão de procurar uma ajuda psicoterápica. Afinal, isso economiza tempo! Se pensarmos que a vida, por mais bela e feliz que seja, é mais curta do que a grande maioria gostaria, por que não poupar esse precioso tempo que será despendido para que possa se entender melhor?
Abraços,
Thaïs