Seja +

Mensagens de Amor

Minha sogra me odeia!

Minha sogra me odeia!
Diz o ditado popular que sogra não é parente, é castigo. É claro que esta é uma brincadeira, assim como todas as piadas de sogra que ouvimos e que vemos em programas de humor. Como toda brincadeira tem um fundo de verdade, neste caso é o fato da relação com a sogra ser no mínimo delicada ou conflituosa. É uma relação que tem como base o fato de que você "roubou" o "filhinho" (a) daquela criatura que antes tinha a sensação de tê-lo (a) só para ela. Embora toda esta posse não seja exatamente uma verdade, é o que muitas mães sentem quando seus filhos se relacionam com outras pessoas. Em suma, você pode ser visto como um "intruso" na família do seu par.

Como lidar com isso? O que fazer quando seu relacionamento vai bem, mas a convivência com a sogra é difícil? Como lidar com uma sogra que não gosta de você? Calma, vamos por parte:

1. Será que ela não gosta mesmo de você?

Essa é a primeira pergunta que você deve se fazer. Às vezes temos a impressão de que determinada pessoa não gosta de nós, mas isso não corresponde à realidade. Neste caso, o simples fato dela ser sogra já faz com que carregue consigo o estereótipo de alguém que não gosta da nora ou do genro (da nora, principalmente). Mas será que ela realmente não gosta de você ou será que você está contaminado (a) por este estereótipo? Para tirar essa dúvida, você pode conversar com seu par, que certamente conhece muito bem a própria mãe e tentar saber o que ela pensa sobre você.

2. Será que é com você?

Existem sogras que são absolutamente democráticas: não gosta de nenhuma nora/nenhum genro. Logo, não é com você, mas com qualquer ser humano que se aproxime de sua cria. A melhor coisa a se fazer é simplesmente desencanar. Procure ter uma boa convivência, sabendo que sua sogra nunca vai te amar de paixão. Seu par está acostumado com a mãe que tem, então pode ser útil conversar sobre esse assunto para saber a melhor maneira de agir.

3. Dê tempo ao tempo

Muita gente se preocupa em cair nas graças da sogra logo no início do relacionamento. Nem sempre isso acontece. A boa notícia é que a sogra pode não gostar da nova nora ou do novo genro no começo, mas às vezes o tempo faz bem para esta relação. Isso porque é comum que a sogra seja uma pessoa "defendida" (seja porque não te conhece bem ou porque se apegou a noras/genros anteriores). Se o seu relacionamento está começando, tenha calma. Quem sabe uma boa relação pode surgir com o tempo?

4. Seja agradável, mas não tente agradar demais

Existe uma grande diferença entre ser uma pessoa agradável e fazer de tudo para agradar a sogra (ou qualquer outra pessoa). Ser agradável significa ser cortês, educado, ter boa vontade para conhecer melhor a família do outro e não ter uma pré-disposição para não gostar da sogra. Fazer de tudo para agradar é algo que geralmente soa forçado. E sogras têm um radar potente para quem “força a barra". Se ela perceber que seu comportamento é desse tipo, dificilmente gostará de você.

5. Educação e civilidade, sempre

Você pode ter tentado de tudo e nada ter adiantado. Você pode ter dado o melhor de si, se esforçado ou até passado por cima de algumas coisas tentando uma aproximação (tudo sem sucesso). Você tentou e fez o que pôde. Se não adiantou, não há mais nada a se fazer. O que resta é ter uma convivência pacífica. Evitar o convívio com a família do outro é praticamente impossível quando se tem uma relação séria. Sendo assim, seja sempre educado e civilizado. Evite implicâncias desnecessárias e falar mal da sua sogra para o seu par.

escrito por

Dra. Mariana Santiago de Matos Psicóloga

Psicóloga e psicoterapeuta. Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUC-Rio. Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Rio (2004) com dissertação sobre relacionamentos amorosos na adolescência